Sudoeste 200 @ 2024

Atualizado: 2024/02/04

Um brevet que nos leva do Atlântico ao alto da Fóia

Por dentro do Brevet...

Saímos de da vila de Odeceixe em direção à sua praia. Para apreciadores esta é uma das praias mais espetaculares da costa Vicentina.

Vencido o primeiro topo do dia estamos num miradouro sobre o mar que vale a pena... pelo menos olhar com atenção. 

Seguimos agora por uma estrada municipal, pelo planalto de Odeceixe, rumo a Aljezur por terras que produzem a melhor batata doce do mundo. 

Chegados a Aljezur é altura de rapidamente deixar a EN 120 rumo à praia de Monte Clérigo que, na chegada, oferece uma vista deslumbrante sobre o Atlântico que vale a pena guardar. 

A aproximação à Arrifana é feita pelo Vale da Telha cujas ruas e ruelas podem baralhar a navegação. 

Na fortaleza da Arrifana temos o 1º posto de controlo do Brevet.  Se, até aqui, as vistas deslumbrantes lhe passaram ao lado, aqui não tem hipótese.
De Aljezur em frente a paisagem muda, estamos agora no Algarve profundo, na serra de Marmelete, onde por vezes somos surpreendidos com subidas a 12%. 

A aproximação a Monchique é feita a meia encosta, num dos troços mais agradáveis de pedalar no Sudoeste 200.
Há agora que subir os 8km para o alto da Fóia.
No alto encontramos mais um posto de controlo do Sudoeste 200, descemos com atenção pois esta estrada já teve melhores dias e nem sempre está livre de gravilha nas curvas. Como tudo o que sobe desce, Monchique é agora um bom local para almoçar.
Após Monchique entramos no Alentejo pela EN 266. Para quem gosta de curvas, pode tentar contá-las, são muitas. Aqui o fogo moldou a paisagem por muitos anos, uma pena!

De Monchique à Boavista dos Pinheiros a paisagem é rude e os pontos de abastecimento escassos num percurso ondulante. Fazemos agora uns km na EN 120 rumo à praia de Almograve, o troço mais movimentado do Brevet. 

Na praia de Almograve encontramos mais um posto de controlo, provavelmente uma questão para responder no cartão de percurso, e reencontramos o mar e as vistas desafogadas. 

Saímos de uma praia e vamos para outra mais conhecida, a Zambujeira do Mar. Até lá temos umas estradas municipais que já tiveram melhores dias,  que de vez em quando têm algum alcatrão pelo meio dos buracos. Atenção redobrada para não termos avarias mecânicas. 

Já na Zambujeira, junto à igreja podemos contemplar mais uma praia e uma falésia singulares. 
Estamos quase em Odeceixe novamente, passando antes por São Teotónio e rapidamente estamos no centro da Vila de Odeceixe, concluído um Brevet que, no papel, parece sempre mais fácil que na realidade mas onde o contraste das paisagens vale o esforço. 

Data limite de inscrição | 03 de fevereiro de 2024

Vagas neste momento | 0

Data e hora de realização | 10 de fevereiro de 2024 / 07:00

Loading Map....

Cue sheet | Entregue aos Randonneurs inscritos no Brevet

Localização dos postos de controlo | Odeceixe, Arrifana, Alto da Fóia, Praia de Almograve, Odeceixe

Tempo limite | 13 horas e 30 minutos

Encerramento do posto de controlo de chegada | 20:30

BASE

12Base
  • Cue sheet
  • Track de GPS
  • Cartão de percurso

MAIS

22Mais
  • INCLUI BASE MAIS:
  • Medalha personalizada do Audax Club Parisen

Bookings

Brevet lotado, workers ride ou as inscrições ainda não estão/já não estão disponíveis