BREVETS RANDONNEURS MOUNDIAUX – Brevets exclusivamente nas distâncias de 200, 300, 400, 600 e 1000 kms. São brevets percorridos em autonomia em que o participante percorre o trajecto individualmente e com andamento livre, sendo homologados pela Audax Club Parisien.

Em Portugal os Randonneurs Portugal são o organizador de referência, reconhecido pelo Audax Club Parisien, para promoção de Brevets Randonneurs Moundiaux.

Designações como “Brevette / Maratonas de estrada / Longões / Desafios / Ultras / Audaces /Lès a Lés /Travessias” são eventos próprios de quem os promove, não são nem homologados, nem reconhecidos internacionalmente. Na generalidade dos casos procuram diretamente confundir-se com “AUDAX”, “BREVETS”, “BRM”,  por serem designações mundialmente reconhecidas como sinónimo de “longa distância” não competitiva.

BREVETS AUDAX – Brevets exclusivamente nas distâncias de 100, 200, 300, 400, 600 e 1000 km homologados pela Union des Audax Française.

São brevets sempre percorridos em grupo com um capitão de grupo que garante que todos os participantes acompanham o ritmo que pode ser de 20, 22,5 ou 25 km/h. São brevets de andamento controlado com paragens de grupo planeadas e com neutralizações nocturnas.

Em alguns países, casos da Inglaterra, Irlanda, Japão, Brasil, o termo “Audax” “Audax Riding” é genericamente utilizado como sinónimo de “longa distância não competitiva”, estando na prática na generalidade dos casos a referirem-se a Brevets Randonneurs Mondiaux. A fórmula Audax é também utilizada noutras modalidades como a corrida, o esqui de fundo, natação e a canoagem.