Os Randonneurs Portugal encaram a segurança de forma muito séria. Quando num bike check temos dúvidas da segurança que um sistema de iluminação proporciona optamos sempre, sem exeções, por não o passar.

Independentemente da marca, modelo e alimentação (Pilhas, bateria ou dínamo).

Luz da frente:

  • Branca;
  • Durante o Brevet sempre fixada na bicicleta;
  • Tem de ser claramente visível a 120 metros para veículos em sentido contrário;
  • Tem de iluminar de forma clara a estrada a 20 metros a frente do Randonneur.

Nos Brevets/SR/Randonnées com períodos substanciais de navegação noturna (tipicamente 400 e 600 km+), terá de ter consigo uma luz funcional da frente de backup.

Luz de trás:

  • Vermelha;
  • Durante o Brevet sempre fixada na bicicleta. Alinhada paralela à estrada;
  • Sempre em modo fixo/constante. Nunca em modo intermitente/flashing;
  • Tem de ser claramente visível a 120 metros.

Nos Brevets/SR/Randonnées com períodos substanciais de navegação noturna (tipicamente 400 e 600 km+), terá de ter consigo uma luz funcional de trás de backup.

Duas sugestões:

  • Considere obter uma luz de dínamo pois garante fiabilidade, qualidade e segurança difícil de igualar;
  • Traga uma luz de capacete. Útil para tarefas de navegação e para conseguir fazer alguma reparação de emergência na estrada.