Gerês 200 @ 2022
Atualizado: 2022/05/19
Entre a natureza e a tradição…
Por dentro do Brevet…
Disponível em Regulamento
Coração dos Lenços de Namorados de Vila Verde, coração das filigranas de Póvoa do Lanhoso, coração de um percurso intermédio que sobe ao Gerês.
É este o Gerês 200, com base na Cruz Vermelha de Marinhas, núcleo dos brevets do Minho e que tão bem nos tem acolhido.
Percurso com saída para sul, pela N13 passando o Rio Cávado e virando à esquerda logo depois de Fão, procurando a N205 nos levará para nascente até Barcelos(inhos) e mais à frente. Segunda passagem do rio, desta vez para norte, seguindo até Amares. Está na altura da primeira paragem, complementando o pequeno-almoço.
Nova passagem do Cávado, sempre presente, aproveitando para admirar a velha Ponte do Porto. Da cota do rio, há que subir procurando o alto do castelo da Póvoa de Lanhoso. A rotunda na N103 homenageia as contas de Viana e as hábeis mãos dos artesãos que por estes lados as vão decorando.
Passada a vila, a estrada vai deixando entrever pequenos planos do Rio Ave, ainda sem poluição, aproximando-se à Barragem do Ermal.
Segundo posto de controlo em Celeiros, terra pequena mas que vai fornecer o reforço alimentar que nos permitirá abordar as subidas que se aproximam.
Tempo de virar a norte, pela N304, passando Vieira do Minho, a N103 e descendo novamente ao Cávado, sobre a Barragem da Caniçada.
Devagar agora que vamos subir. Cuidado ao passar por S. Bento da Porta Aberta, sempre cheio de devotos carregando as merendas do passeio de sábado. A subida continua e começam a aparecer sinais da Geira Romana. E a subida que não acaba.
Novo posto de controlo no parque de campismo da Cerdeira, apropriado para uma sesta, se tivermos o tempo controlado.
A estrada agora desce, mas só até à barragem de Vilarinho das Furnas. Passado o dique, os mais afoitos poderão fazer um pequeno desvio por estradão, até à aldeia fantasma. Para os outros, uma má notícia: afinal a subida não tinha acabado. Ainda falta chegar a Brufe. Só depois uma descida vertiginosa nos levará além de Terras de Bouro, até à N308, por Vila Verde (aqui, o track inclui um pequeno desvio para os antros do chocolate e da cerveja artesanal).
Continuando, o acumulado vai-se acumulando: Portela das Cabras e Freixo, para chegar a Barroselas, agora já no litoral, quase de regresso mas com tempo para um novo posto de controlo.
Em Vila de Punhe um pequeno atalho vai-nos levar por Alvarães até à proximidade de Neiva, onde colhemos a N13, caminho já conhecido de outras andanças…
Data limite de inscrição | 16 de maio de 2022
Vagas neste momento | 0
Data e hora de realização | 21 de maio de 2022 / 07:00
Cue sheet | Entregue aos Randonneurs inscritos no Brevet
Localização dos postos de controlo | Marinhas, Amares, Celeiro, Cerdeirinhas, Vila de Punhe
Tempo limite | 13 horas e 30 minutos
Encerramento do posto de controlo de chegada | 20:30 | 21 de maio de 2022
BASE
- Cue sheet
- Track de GPS
- Cartão de percurso
MAIS
- INCLUI BASE MAIS:
- Medalha personalizada do Audax Club Parisen
Inscrição
Brevet lotado, workers ride ou as inscrições ainda não estão/já não estão disponíveis