Baixo-Minho e Barroso 300 @ 2023
Atualizado: 2023/04/02
Do Atlântico a Trás-os-Montes…
Por dentro do Brevet…
Disponível em Regulamento
O segundo Brevet no Minho
Para sul e nascente, até às terras de Barroso, com cerca de 4700m de subidas acumuladas num percurso com 314km, apresenta alguns troços de navegação difícil.
Com início na Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas e saindo pela EN13. Cinco da manhã, ainda noite cerrada, passando Fão, Apúlia, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, até Azurara onde se localiza o primeiro posto de controlo.
Viragem a nascente, pela EN104, EN105 e Via Intermunicipal, deixando o mar pelas costas, atravessando Trofa e Santo Tirso, até Vizela. Percorrendo o vale do Ave, pleno de contrastes: construções dispersas, campos verdes, fábricas abandonadas, bouças…
Segundo posto de controlo aos 72.5km na vila termal de Vizela, onde poderão encontrar o “Bolinhol” ou “Pão-de-ló coberto”, doce tradicional da gastronomia vizelense (pena que seja um pouco grande para caber no bolso do casaco… e não vendam à fatia).
Feito o aquecimento, começa o verdadeiro “Brevet”, cortando caminho por estradas secundárias, provando um bocadinho de calçada, subindo até chegar a Fafe e depois, pela EN311, até Cabeceiras de Basto. Terceiro posto de controlo aos 115km.
Continuando, terminado o casario, chegamos… ”à subida” (cerca de 15km para vencer 730m de desnível), pela EN311 até Salto e depois, desce e sobe, até atingir a cota de 1060m, continuando pela serra do Barroso até ao quarto posto de controlo em Carreira da Lebre (ah! que bem sabem os tenros e saborosos bifes de carne barrosã), onde se completam 163km.
São horas de voltar para trás, pelo mesmo caminho e virando depois à direita, em direção a Carvalhelhos, regressando às praias. Aqui em cima, o mar é outro: paisagem com a albufeira do Alto Rabagão em fundo, num “planalto“ ondulado, cruzando o Rio Rabagão sobre o dique da barragem.
Continuando na mesma estrada, mas com outras albufeiras à vista: Venda Nova, Salamonde e Caniçada. Muita atenção ao quilómetro 233.
Já na margem direita do rio que acompanharemos até à foz, pela EN308, atingimos a “Pousada de Santa Maria do Bouro”. O quinto posto de controlo, ao quilómetro 243, é um antigo convento cisterciense, classificado como Imóvel de Interesse Público, recuperado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura e integrado na rede de Pousadas de Portugal. Vale a pena deixar-se envolver pelo ambiente acolhedor deste espaço fantástico.
Faltam agora 58km, já bem de noite, numa estrada movimentada. Seguindo para Amares, depois pela EN205, passando Prado, até Barcelos e, finalmente, pela EN103-1, até Esposende. Abençoado colete refletor e benditas luzes que montámos na bicicleta. Muita atenção à estrada, aos buracos, aos carros e aos peões, para não estragar um dia bem passado.
Chegados a Esposende e novamente em Marinhas, damos por concluída a nossa jornada.
Data limite de inscrição | 08 de abril de 2023
Vagas neste momento | 0
Data e hora de realização | 15 de abril de 2023 / 05:30
Cue sheet | Entregue aos Randonneurs inscritos no Brevet
Localização dos postos de controlo | Marinhas, Azurara, Caldas de Vizela, Cabeceiras de Basto, Carreira da Lebre, Bouro Santa-Maria, Marinhas
Tempo limite | 20 horas
Encerramento do posto de controlo de chegada | 16 de abril de 2023 / 01:30
BASE
- Cue sheet
- Track de GPS
- Cartão de percurso
MAIS
- INCLUI BASE MAIS:
- Medalha personalizada do Audax Club Parisen
Bookings
Brevet lotado, workers ride ou as inscrições ainda não estão/já não estão disponíveis