Alto Minho200 @ 2018 2018-03-28T11:01:47+00:00

Alto-Minho 200 @ 2018

Atualizado: 2018-03-12

Alto Minho em verde intenso

Por dentro do Brevet…

O Alto Minho em ver­de inten­so, com iní­cio no con­ce­lho de Espo­sen­de e cru­zan­do o cen­tro das vilas de Pon­te de Lima, Pon­te da Bar­ca, Arcos de Val­de­vez, Mon­ção, Valen­ça e Cami­nha, per­cor­ren­do mui­tos dos con­ce­lhos do dis­tri­to de Via­na do Cas­te­lo. No Alto Minho, escol­tan­do os rios Lima, Vez, Minho e Cou­ra.

Folha de per­cur­so, car­tão de con­tro­lo, luzes, cole­te refle­tor… tudo veri­fi­ca­do… e a via­gem pode ini­ci­ar-se, na Dele­ga­ção da Cruz Ver­me­lha de Mari­nhas.

Posi­ci­o­na­dos na EN13, por onde saí­mos vira­dos a nor­te, com os pri­mei­ros sete qui­ló­me­tros comuns à ida e à vol­ta, pas­san­do o rio Nei­va e con­ti­nu­an­do qua­se até às por­tas de Via­na do Cas­te­lo, em Dar­que. Na rotun­da, virar a nas­cen­te, com o rio Lima à esquer­da, EN203 aci­ma, até ao cen­tro de Pon­te de Lima, onde che­ga­mos ao pri­mei­ro pos­to de con­tro­lo, jun­to ao cha­fa­riz do lar­go de Camões e à pon­te que bati­za a vila, per­cor­ri­dos qua­se 40km. Os menos apres­sa­dos podem fazer uma pau­sa para uma ses­são foto­grá­fi­ca.

Ain­da na mes­ma estra­da, segui­mos para Pon­te da Bar­ca, não esque­cen­do de apre­ci­ar a igre­ja româ­ni­ca de Bra­vães, a meio cami­nho. Che­ga­dos àque­la vila, cru­za­mos o rio Lima pela velha pon­te, com trân­si­to alter­na­do, e pros­se­gui­mos pela EN101 para Arcos de Val­de­vez, já no vale do rio com o mes­mo nome.

Con­ti­nu­an­do para nor­te até ao cru­za­men­to onde uma seta cas­ta­nha com indi­ca­ção de pon­te medi­e­val nos irá levar para a mar­gem esquer­da do rio, toman­do depois a EN202-2. Uma das estra­das mais boni­tas que ire­mos per­cor­rer nes­te “bre­vet”, subin­do o vale, ple­na de qua­dros des­lum­bran­tes que nos assal­tam a cada cur­va, até atin­gir os socal­cos de Sis­te­lo. Mais à fren­te, depois do gan­cho que cru­za o rio e de uma subi­da empi­na­di­ta, che­ga­mos ao segun­do pos­to de con­tro­lo, no alto da Por­te­la do Alvi­te… e já se foram 80km.

A estra­da, que entre­tan­to mudou de desig­na­ção, irá levar-nos para nor­te, aban­do­nan­do a bacia do rio Lima e pas­san­do para a do Minho, até ao cen­tro de Mon­ção e ao ter­cei­ro pos­to de con­tro­lo, mes­mo a meio do per­cur­so.

Tem­po de virar a poen­te, reto­man­do a EN101, num sobe e des­ce pela mar­gem esquer­da do Minho, até Valen­ça, onde os mais fol­ga­dos pode­rão fazer um des­vio para visi­tar a for­ta­le­za. Reen­con­tra­mos momen­ta­ne­a­men­te a EN13, nos­sa conhe­ci­da, que nos leva­rá para sul mas, pou­co depois, na rotun­da de S. Pedro da Tor­re, há que rodar à esquer­da sain­do des­ta estra­da para colher a EN201. Hora de for­çar nova­men­te os mús­cu­los das per­nas até ao ter­cei­ro pos­to de con­tro­lo, no Café Bom Reti­ro em Rubiães, a tocar os 140km.

Ago­ra, mais do que nun­ca, é altu­ra de estar aten­to à nave­ga­ção: dois qui­ló­me­tros à fren­te, uma saí­da para a direi­ta con­duz-nos pela EN301, outra estra­da que jus­ti­fi­ca o “bre­vet”, sem­pre com vis­ta para o rio Cou­ra, até à foz em Cami­nha. Na Pas­te­la­ria Cami­nhen­se aguar­da-nos o penúl­ti­mo regis­to no car­tão de per­cur­so, com qua­se 170km per­cor­ri­dos.

Reto­ma­da nova­men­te a EN13 fal­tam pou­co mais de 40km para con­cluir a via­gem, ago­ra com o mar à direi­ta. Mole­do, Vila Praia de Ânco­ra, Afi­fe, Via­na do Cas­te­lo… Tem­po de cru­zar nova­men­te o Lima, des­ta vez para sul, sobre o tabu­lei­ro supe­ri­or da velha Pon­te Eif­fel. Um ata­lho por Cas­te­lo do Nei­va e, nova­men­te em Mari­nhas, damos por con­cluí­da a jor­na­da.

Fal­ta ape­nas devol­ver o car­tão de per­cur­so com a hora de che­ga­da regis­ta­da e estam­par o carim­bo que com­pro­va a tare­fa cum­pri­da.

Data limi­te de ins­cri­ção | 24 de mar­ço de 2018

Vagas nes­te momen­to | 0

Data e hora de rea­li­za­ção | 31de mar­ço de 2018 / 07:30

Car­re­gan­do mapa .…

Cue she­et | Entre­gue aos Ran­don­neurs ins­cri­tos no Bre­vet

Loca­li­za­ção dos pos­tos de con­tro­lo | Mari­nhas, Pon­te de Lima, Sis­te­lo (mira­dou­ro), Mon­ção, Rubiães, Cami­nha

Tem­po limi­te | 13 horas e 30 minu­tos

Encer­ra­men­to do pos­to de con­tro­lo de che­ga­da | 21:00

BASE

10Base
  • Cue she­et
  • Track de GPS
  • Car­tão de per­cur­so

MAIS

20Mais
  • INCLUI BASE MAIS:
  • Meda­lha per­so­na­li­za­da do Audax Club Pari­sen

Inscrição

Bre­vet lota­do, wor­kers ride ou as ins­cri­ções ain­da não estão/já não estão dis­po­ní­veis