Acerca dos Randonneurs Portugal

Os Randonneurs Portugal são uma associação sem fins lucrativos (NIPC – 509681433) fundada formalmente em janeiro de 2011, com o objetivo de promover em Portugal Brevets des Randonneurs Mondiaux e assegurar a qualificação para o Paris Brest Paris Randonneur, de 2011 em diante. Os seus membros fundadores foram: Albano Simões, Pedro Alves e Filomena Goulão.

Os Randonneurs Portugal representam, em Portugal, desde junho de 2010, o Audax Club Parisien e são filiados na associação Les Randonneurs Mondiaux. Em 2011 organizaram a 1ª série completa de Brevets des Randonneurs Mondiaux em Portugal (200, 300, 400 e 600 km) e representaram oficialmente, pela 1ª vez, Portugal na 17ª edição do Paris-Brest-Paris.

Valores dos Randonneurs Portugal

Os Randonneurs Portugal são uma associação independente, que no desenvolvimento da sua actividade, exclusiva para os seus associados participantes, não serve interesses comerciais, nem procura patrocínios. Os recursos financeiros de que necessita para assegurar a sua existência provêm dos valores de inscrição dos Randonneurs nos Brevets des Randonneurs Mondiaux que promove.

Todo o trabalho que desenvolve é suportado por voluntários que, gratuitamente e através do seu trabalho, ajudam a promover os Brevets des Randonneurs Mondiaux e criar uma comunidade Randonneur em Portugal à semelhança do que existe em todo o mundo.

Os Randonneurs são sinónimo de uma comunidade inter­na­cional de ciclis­tas de longa dis­tân­cia em que o espírito não com­pet­i­tivo, a autono­mia e a segurança, são valores essenciais para quem participa nos Brevets.

Os Randonneurs Portugal são uma associação low key à qual se pode associar para participar nos Brevets des Randonneurs Mondiaux organizados pelos Randonneurs Portugal.

Encontramo-nos no Paris-Brest-Paris.

Até Breve(t)

Missão dos Randonneurs Portugal

• Organizar e promover a organização de BRM – Brevets des Randonneurs Mondiaux;
  • Promover a prática desportiva e adoção de estilos de vida saudáveis;
  • Promover o ciclismo / cicloturismo de longa distância não competitivo em Portugal.

Objectivos quadrianuais

2011-2015

• Participar no Paris Brest Paris de 2015 com 5 Randonneurs qualificados em BRM organizados em Portugal.

2016-2019

• Participar no Paris Brest Paris de 2019 com 9 Randonneurs qualificados em BRM organizados em Portugal.

2020-2023

• Participar no Paris Brest Paris de 2023 com 9 Randonneurs qualificados em BRM organizados em Portugal.

Randonneurs Portugal no Paris-Brest-Paris

Cronologia Randonneurs Portugal

1921 Audax Club Parisien cria série de Brevets de andamento livre nas distâncias de 200, 300, 400, 600 e 1000 km

1931 Criado o PBP Randonneur, os Brevets, inicialmente Brevets des Randonneurs Français  internacionalizam-se

1975 A série de 200, 300, 400 e 600 km é necessária como qualificação para o Paris-Brest-Paris Randonneur.

1976 Os BRM adotaram a designação de Brevets des Randonneurs Européens

1983 Os BRM adotam a designação de Brevets des Randonneurs Mondiaux.

2010 Em Portugal é organizado o primeiro Brevet des Randonneurs Mondiaux – Portugal na Vertical 600

2011 São fundados os Randonneurs Portugal

2011 Randonneurs Portugal participam pela 1ª vez no PBP com 1 Randonneur – Pedro Alves

2012 Organizam o primeiro Brevet des Randonneurs Mondiaux de 1000 km – Portugal Além Tejo 1000

2015 Segunda participação no PBP, 09 Randonneurs concluiram – Tiago Vieira, Pedro Alves, Manuel Miranda, José Ferreira, Paulo Gomes, Rui Rodrigues, Luís Inácio, José Almeida e Carlos Herlander.

2016 Organizam a primeira LRM de 1200 km em Portugal – Portugal Além Tejo 1200

2019 Terceira participação no PBP, 11 Randonneurs concluiram – Carlos Herlander, Mário Mota, Manuel Miranda, Pedro Alves, José Ferreira, José Mota, Arlindo Beicinha, José Almeida, Francisco Serôdio, Helena Lemos e Luís Inácio.

2023 Quarta participação no PBP, 13 Randonneurs concluiram – João Pombinho, Duarte Nuno, Paulo Campelo, Manuel Miranda, Carlos Herlander, José Ferreira, Jorge Nabais, Alan Silva, Pawel Pesz, Nuno Gião, Moab Filipe, Pedro Alves e Júlio Caroça.

Junte-se aos Randonneurs Portugal

Os Randonneurs Portugal representam o Audax Club Parisien e promovem em Portugal Brevets Randonneurs Mondiaux (BRM). Organizamos brevets exclusivamente para associados, não para o público em geral.
Associe-se aos Randonneurs Portugal